Dissertação é coisa séria

No fim do ano passado resolvi parar a vida pra fazer o mestrado que tanto almejava desde 2009.

Fiz muita pesquisa sobre quais universidades e cursos queria aplicar, tempo e dinheiro nas aplicações enormes, entrevistas para processo seletivo e meses esperando minhas cartas de aceitação. Recebi respostas da Imperial, Oxford, City University, Goldsmiths e UCL.

 

A photo posted by Ale Ferreira (@aleferreira) on

Decidi estudar Human-Computer interaction with Ergonomics, um curso filho do departamento de ciências do cérebro e ciências da computação na UCL. Fiz a matrícula e me organizei pra largar o emprego e focar nos estudos.

Confesso que pensei que seria fácil, afinal fiz 4 anos de faculdade no período noturno e trabalhei durante todos os anos que estudei e fechei com 9,5. Já que dessa vez poderia focar, pensei que conseguiria fazer com o pé nas costas.

Nananinanão!

Desde setembro estou ralando pra conseguir acompanhar as aulas, trabalhos em grupo, dissertações e mais de mil páginas de leitura por semana. Ando muito mais ocupada do que quando eu trabalhava, é uma loucura!

Tive a oportunidade de fazer uma dissertação “para treinar” onde a professora dá uma nota só para mostrar como eles avaliam os trabalhos aqui. Bombei! É claro que o desespero bateu forte, mesmo me dedicando horrores minha nota foi péssima.

holyshitballs

 

Após o baque, comecei aulas específicas sobre dissertação, estilo acadêmico e como escrever mais “pomposo”. Estou tentando ler o máximo de artigos acadêmicos em inglês da minha área para pegar alguns “jargões” específicos da área e tentando usar o Thesaurus sempre que preciso escrever algo.

Além disso, tem um livro que é bem pequenino, ótimo para carregar pra todo lado. Tem me ajudado muito nesse período de escrita intenso. O nome é “The Elements of Style” e fala bastante sobre estilo de escrita, erros comuns cometidos quando se escreve em inglês e muitas dicas que podem ser absorvidas facilmente, sem explicação prolixa, bem direto ao ponto. 🙂

Tenho menos de um mês para fazer oito dissertações, espero que eu consiga entregar e passar em tudo. Vou contando o  progresso aqui. 😉

É isso, beijo!

Alê

One thought to “Dissertação é coisa séria”

  1. Ale, tudo bem?
    Acabei de descobrir seu blog, e me identifiquei DEMAIS. Sua trajetória está sendo muito parecida com a minha, com a diferença que eu ainda não tive a coragem de ir atrás do meu mestrado. Mas passo pelas mesmas angústias que você, e seus textos me reconfortam e estão me fazendo pensar muito. Obrigada por dividir suas experiências! Beijo grande! @ndauer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.